[Recomendo] Internet: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

quarta-feira, 15 de março de 2017
Eu estava dando uma olhada no meu post de 2014 [Meme] Internet Old School, que foi promovido pelo Rotaroots, e fiquei encantada ao relembrar tudo o que vivi no computador de forma geral, de 1995 até 2011 (segundo o post). Fiquei relembrando dos jogos antigos, passatempos, portais, sites e redes sociais que eu costumava acessar todos os dias e era viciada, mas que hoje em dia muitos já nem existem mais. Foi uma época muito boa e eu me divertia muito. Não estou aqui para dizer que antigamente tudo era melhor e hoje em dia não, são fases e épocas diferentes onde cada coisa teve a sua ascensão e também o seu fim, como tudo na vida, e só nos resta aceitar que as coisas são assim.

Bom, depois de ver esse post, eu tive a ideia de documentar aqui no blog também as principais redes sociais e sites que estão no auge no momento e que eu acesso todos os dias. Vai ser divertido olhar esses posts daqui a muitos anos e relembrar de tudo, quando tudo já estiver mudado e diferente. Pretendo englobar alguns sites num mesmo post, ao invés de falar um por um para não ficar cansativo, afinal são vários.

Então vamos lá para as principais redes sociais que eu uso nesse post de estreia:

  • TWITTER


O Twitter foi criado em julho de 2006, mas eu só fui criar uma conta três anos depois, em julho de 2009. É uma rede social que permite às pessoas postarem atualizações pessoais em forma de textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”. Também pode curtir e retweetar o tweet das pessoas e também é possível acompanhar os Trending Topics (Assuntos do Momento) da sua cidade, estado, país ou do mundo. Você segue e também pode ser seguido pelas pessoas.

Essa é a minha rede social favorita do momento e mal consigo imaginar o dia em que eu talvez me canse dela. Eu adoro poder escrever qualquer coisa aleatória e insignificante que eu esteja pensando, sentindo, passando, que eu queira compartilhar ou desabafar. Não precisa necessariamente ter importância, você pode postar sem pretensão nenhuma.

Eu tenho algumas poucas amigas que eu sigo e que me seguem de volta, de modo que possamos meio que “manter contato” desse jeito, saber como anda a vida uma da outra, é bom. Também sigo alguns youtubers que gosto de acompanhar, perfil oficial de alguma empresa que eu adoro como a Netflix, a Bienal do Livro SP, etc.

Você também pode personalizar seu perfil, colocando uma foto de capa, uma descrição qualquer sobre você, mudar as cores dos links e, claro, trocar a foto do perfil. Minha foto de capa atual é uma colagem de imagens bem surrealistas que eu acho doidas e lindas, que é para não fazer sentido nenhum mesmo.

Meu user é: @RehCarv
Twitter do blog: @livrodememorias



  • FACEBOOK


O Facebook foi criado em fevereiro de 2004, e eu só fui criar uma conta em setembro de 2009. Na época pouca gente usava porque o que ainda estava em alta era o Orkut, mas eu só criei uma conta mesmo porque sou dessas viciadas em criar uma conta em redes sociais, porque usar mesmo nessa época, eu não usei direito. Mas em agosto de 2011, todo mundo que eu conhecia começou a migrar do Orkut para o Facebook (me lembro até hoje), e foi só então que eu comecei a usar essa rede social de fato.

É uma rede social bem completa, todo mundo que você conhece tem uma conta, de modo que você possa adicionar, mandar mensagens, papear, marcar em posts, curtir e compartilhar, postar fotos e organizá-las em álbuns, criar grupos e convidar as pessoas para participarem, criar eventos que vão acontecer e convidar as pessoas para irem, criar páginas (fanpages) de algo e pedir para as pessoas curtirem para acompanharem as postagens, dizer o que você está fazendo no momento (assistindo algo, lendo, comendo, bebendo, ouvindo, jogando, viajando, comemorando, etc.). Enfim, são várias coisas mesmo.

Eu gosto e uso bastante justamente por causa do monte de coisas que ele oferece. Usei bastante na época da minha faculdade para conversar com meu grupo de trabalho sobre tudo o que tínhamos para fazer, nós criamos um grupo e lá podíamos postar arquivos que ficava complicado compartilhar por whatsapp.

Você também pode colocar a foto de capa que você quiser (atualmente eu uso uma foto surrealista [claro] dos Beatles que sou muito fã). Você também pode colocar com o que você trabalha e estuda, qual cidade mora, seu estado civil, etc. Claro que muitas dessas informações podem ser pessoais, então fica a seu critério postá-las ou não, mas muita gente posta sim, é normal.

Eu não costumo divulgar meu perfil pessoal do Facebook porque eu acho que deve ser compartilhado apenas com a família e os amigos. Eu não acho interessante ficar adicionando desconhecidos e ficar vendo as atualizações e postagens de gente que não conheço. Mas a fanpage do Livro de Memórias está totalmente aberta para quem quiser curtir: Fanpage Livro de Memórias.




  • INSTAGRAM


O Instagram surgiu em outubro de 2010, mas eu só criei uma conta mesmo três anos depois, em outubro de 2013, quando adquiri meu primeiro android, um tablet (antes mesmo do meu primeiro celular com android). Nessa rede social é possível tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com seus seguidores. Inicialmente as fotos seguiam um padrão de uma forma quadrada, semelhante às câmeras polaroid, mas mais tarde foi lançada uma atualização no qual pode-se postar fotos em qualquer formato.

É possível comentar e curtir as fotos de quem você quiser. Nas legendas das suas fotos você pode colocar junto palavras-chaves com hashtag (#), através delas você pode ver as fotos de outras pessoas com a mesma hashtag, e elas podem encontrar a sua.  Tem também a função “Stories”, no qual as pessoas podem compartilhar seus momentos com fotos e vídeos personalizados com emojis, desenhos coloridos feitos à mão e textos, e esses posts ficam no ar para seus seguidores por 24h antes de sumir.

No Instagram muitas pessoas postam as fotos que elas quiserem, dos momentos especiais com os amigos ou selfies sozinhas, e tem pessoas que seguem um padrão, tornando o seu perfil mais atrativo e bonito. Existem diversos padrões que as pessoas seguem como postar apenas fotos clean, outras apenas fotos em preto e branco, fotos com borda horizontal, fotos com o mesmo filtro, fotos com a mesma cor num elemento, etc. Eu particularmente não gosto muito de me prender a um padrão, por isso posto fotos aleatórias que eu quiser no meu perfil do Instagram: com amigos ou familiares, selfies sozinha, de paisagens e objetos.

Meu user é: @rehcarv
Instagram do blog: @livrodememorias



  • YOUTUBE


O YouTube foi fundado em fevereiro de 2005, mas eu só criei uma conta em junho de 2008, para postar uns vídeos amadores que eu fiz da minha turma do terceiro ano do ensino médio, da gente dançando quadrilha na festa junina da escola (uma tradição de todo terceiro colegial na minha escola). Esse é o maior e mais popular site para hospedagem de vídeos do mundo, trazendo entretenimento e educação dos mais variados níveis.

Ele começou a se popularizar de verdade a partir de 2010, quando começaram a surgir vários “youtubers”, que são pessoas que postam vários vídeos em suas próprias contas (conhecidas como “canais”) falando sobre qualquer tipo de assunto. O YouTube permite que as pessoas possam criar seu próprio conteúdo, postar e serem assistidas e conhecidas por milhões de pessoas em todo o mundo, tal qual os programas na televisão. Você também é livre para assistir o que quiser e a hora que quiser, sem precisar esperar o dia e horário que um programa favorito seu será transmitido, como na televisão.

O YouTube é um dos meus sites favoritos por motivos óbvios, nele você pode praticamente assistir de tudo, qualquer coisa que você queira, desde vídeos-aulas até pegadinhas. É possível você se inscrever nos seus canais favoritos e poder acompanhar todos os vídeos do seu youtuber favorito. Eu tenho os meus favoritos que não perco um só vídeo e estou sempre conhecendo canais novos que tratam de temas que me interessam.

Apesar de eu ter o meu próprio canal, eu não costumo fazer vídeos e postar. Eu tenho o meu canal apenas para favoritar meus canais favoritos e poder acompanhar mais facilmente todos os vídeos que são lançados por eles. Não que seja relevante para alguém já que eu não posto nada, mas tá aqui meus canais:

Meu canal: /rehcarv
Canal do blog: /bloglivrodememorias





Quero documentar aqui no blog tudo o que eu acesso atualmente na Internet (e também os que já acessei muito, só que não mais hoje em dia), então espero que vocês tenham gostado desse primeiro post e que esperem pelos próximos!


Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo