Um tributo ao Fotolog

sábado, 20 de fevereiro de 2016
Fotolog: /renata_potter

Hoje, dia 20/02/2016, o Fotolog saiu do ar. Essa rede social foi uma verdadeira febre quando surgiu em maio de 2002 e servia para publicar fotos e fazer uma descrição da foto (desde frases curtas até longos textos). Você podia ainda adicionar outros fotologs em sua lista de “Amigos/Favoritos” e tanto receber quanto enviar comentários. Mas agora, em fevereiro de 2016, o Fotolog está encerrando as suas atividades. Foram quase catorze anos, até que durou bastante.

Eu aderi ao Fotolog somente em 2007 (mas queria ter conhecido antes). Lá, eu usava mais como um diário virtual, onde eu postava fotos aleatórias e contava como foi o meu dia, coisas que eu pensava, sentia, desabafos, felicidades, sonhos e planos. Eu recebia a visita e comentários de algumas amigas da escola, que também tinham uma conta no Fotolog e faziam a mesma coisa. Ao longo dos anos eu pude documentar algumas fases da minha vida, dos 16 até os 21 anos de idade, que foi quando eu abandonei a prática depois que o Fotolog mudou o seu layout para uma coisa que nem eu e nem as minhas amigas gostamos muito. Mesmo assim as boas lembranças permanecem até hoje. Foi a rede social que revelou o meu prazer pela escrita.

O meu user era “/renata_potter”. Desde sempre sendo fã de Harry Potter. Já cheguei a usar o sobrenome “Potter” tanto no Orkut quanto no e-mail, então claro que o Fotolog não seria diferente.

Quanto às fotos e textos, olhando hoje em dia muita gente pode ter vergonha porque todos éramos adolescentes desajeitados e desajustados, que achávamos que estávamos arrasando nas fotos, hahaha. Mas eu não ligo. É tudo questão de fase e nós não temos nada que ficar achando ridículo aquilo que achávamos um máximo antigamente. São fases, são gostos, é uma outra época, e nada disso se discute e nem julga. E é por isso que eu resolvi resgatar algumas fotos que publiquei nessa época para compartilhar aqui com vocês. Conheçam a Renata de 16 até 21 anos.


Eu não editei absolutamente nenhuma foto antes de colocar aqui no blog. Isso é para vocês verem que eu não ligava a mínima para a luz, ângulo, regra dos três terços, enquadramento e muito menos photoshop.


Eu não era muito fã de sair nas fotos sozinha, gostava mais de postar as fotos que eu estava com os amigos ou familiares. Tem fotos para todos os gostos: fase hello darkness my old friend, fase da foto no espelho do banheiro da escola com as amigas, fase fazendo bolinha de chiclete, fase de selfie inclinando a cabeça para um lado e abrindo um sorrisão, dentre várias outras.


Acho legal ver a minha evolução. O meu cabelo que era castanho escuro e que foi ficando loiro quando comecei a tingir, a franja que eu usava, também não ligava para maquiagem, usava roupas super básicas, o cenário das fotos como a escola, morava em casa, me mudei para um apartamento, passeios e viagens que eu costumava fazer, pessoas com quem eu costumava andar, a época do teatro. Enfim, muitas mudanças.


É por isso que eu gosto tanto de registrar a minha vida na Internet. Pequenos acontecimentos, cenas, situações, coisas boas e ruins, fases. Tudo isso serve para olharmos para trás e descobrirmos que afinal nós não permanecemos os mesmos, não estamos estacados na mesma, estamos sempre em constante evolução, por mais que não pareça, e isso é ótimo.


Obrigada Fotolog por todos esses anos e pelos bons momentos!

Fotolog: renata_potter
★ 30/05/2007
Ϯ 20/02/2016

2 comentários:

  1. Ñ peguei essa fase de fotolog ñ, mas achei o maximo, parecia que tudo era mais divertido né ñ? Todo mundo podia compartilhar suas fotos numa boa, sem todo esse mimimi de hj em dia.

    Beijos

    passarosjanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ñ peguei essa fase de fotolog ñ, mas achei o maximo, parecia que tudo era mais divertido né ñ? Todo mundo podia compartilhar suas fotos numa boa, sem todo esse mimimi de hj em dia.

    Beijos

    passarosjanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo