TAG: Confissões de uma Viciada em Livros | BEDA #21

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

1. Livro impresso ou e-book?
Até pouco tempo atrás eu não hesitaria em responder livro impresso, mas ultimamente eu venho descobrindo as maravilhas que é ler em e-book através do meu tablet, a praticidade. Gosto muito mesmo dos dois e simplesmente não tenho como escolher o meu preferido, mas tenho certas preferências para cada ocasião: livros novos para conhecer, prefiro por e-book, mas livros antigos que eu amei ou os novos que tenho certeza que vou amar, quero ter ele impresso, na minha (futura) estante.

2. Qual é o livro que você mais leu?
Com certeza foi algum livro da série Harry Potter, eu só não tenho certeza de qual. Já li e reli essa série milhares de vezes durante a minha adolescência, sem cansar. Mas os meus preferidos mesmo, que eu devo ter lido mais do que todos, é Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

3. Qual é o seu estilo literário favorito do momento?
No momento estou viciada em romances históricos, água com açúcar, que contam histórias da sociedade inglesa do século XIX. Ou seja, estou lendo todos os livros da Julia Quinn, Lisa Kleypas, Madeline Hunter e TODOS os romances históricos que a Editora Arqueiro está lançando, que são os meus favoritos. Também quero muito começar a ler os livros da Jane Austen.

4. Qual é o estilo literário que você menos gosta?
Não sou muito chegada em livro policial. Não tenho muita paciência para desvendar os mistérios. Ou eu leio logo a última página para saber quem é o vilão, ou nem leio. Fico num misto de sem paciência com as enrolações e pistas e ansiedade com o vilão que demora para ser revelado.

5. Qual é o livro que você pagou mais barato?
Devo ter pago barato em vários livros que não me lembro agora, mas para citar um, eu diria a trilogia Jogos Vorazes. Eu comprei essa trilogia numa promoção do Submarino, os três livros por 30 reais, ou seja, saiu 10 reais cada livro, e ainda veio um broche do tordo de brinde. Nunca mais teve essa promoção de novo, então dei sorte.

6. Qual é o livro que você pagou mais caro?
Com certeza foi Harry Potter: Das Páginas para a Tela, que paguei 90 reais (estava na promoção ainda). Paguei caro naquele livro enorme, gigantesco, letras minúsculas e pesado, para ler tudo em apenas três fucking dias, haha. Mas valeu muito a pena, amo de paixão esse livro e não trocaria ele por nada.

7. Qual é o livro que você mais quis ou quer no momento?
Livros que eu mais quis, sempre foram os livros da série Harry Potter. Eu costumava não me aguentar de ansiedade para o lançamento de um livro novo dessa série, falava durante dias sobre os livros que iam ser lançados, saudades dessa época. Agora, no momento, estou bastante ansiosa para colocar minhas mãos no livro Destinado, novo lançamento da Carina Rissi. Eu amo essa autora, ela só escreve coisa boa, e sou dessas que ama de paixão a série Perdida.

8. Escolha um livro e compartilhe uma história.
Quando eu tinha 11 anos, a professora de português levou nossa sala até a biblioteca da escola, mandou escolhermos um livro que quiséssemos, que lêssemos e depois falaríamos o resumo dele na frente da sala (medo!).

Me chamou a atenção o livro A Marca de uma Lágrima, do Pedro Bandeira. Escolhi ele e comecei a ler, acabei me surpreendendo com a história, não esperava que fosse gostar tanto. Li o livro inteiro, fiz o resumo na frente da sala como todo mundo e pronto, devolvi o livro para a biblioteca.

Mas acontece que gostei tanto daquele livro que, umas semanas depois, aluguei de novo esse livro, levei para casa e nunca mais devolvi. Não sei porque não me cobraram para devolver, acho que é porque a biblioteca já estava ficando largada pela escola e ninguém ligava mais (triste). Tenho esse livro até hoje, guardado em segurança, e acho que fiz a coisa certa, resgatando esse livro que foi tão especial para mim e que certamente teria sido deixado largado e sujo como todos os outros.

9. Quantos livros você tem?
Essa é uma pergunta bem difícil. Eu não posso dizer com certeza porque eu não contei. Pretendo contar e ter um controle maior sobre meus livros assim que eu tiver a minha própria estante no meu quarto, mas por enquanto eles ficam guardados dentro do meu guarda-roupa. Mas se for para chutar, eu diria que tenho em torno de 100 livros (e quero mais, muito mais!).

10. Qual é o seu lugar favorito para comprar livros?
Sem sombra de dúvida, compro quase todos os meus livros pelo site do Submarino. Comparado com lojas físicas, os livros pela Internet são muito mais baratos, uma diferença assustadora, e como eu prezo pela economia, prefiro conhecer livros novos em lojas físicas, e se eu me interessar por algum, comprar online. Estou sempre de olho em promoções de livros no Submarino, por vezes tenho que me segurar quando vejo vários livros em promoção, é um tormento, haha.

11. Você tem algum livro que se arrepende de ter comprado?
Sim, eu não devia ter comprado Morte Súbita, da J.K. Rowling. Muita gente deve ter comprado esse livro porque era da J.K. Rowling, mas a verdade é que a história não tem nada a ver com a tão amada série Harry Potter. O livro é de drama, política. Assuntos que não poderiam me interessar menos. Eu não devia ter comprado por impulso, só porque é dessa autora.

12. Mostre seu livro favorito.
Para sair da mesmísse e não falar mais uma vez de Harry Potter, vou mostrar um livro que conquistou completamente meu coração: Perdida, primeiro livro da Carina Rissi, uma autora nacional de grande talento que eu tive o privilégio de conhecer na Bienal do Livro SP 2014, e ela ainda autografou meus livros! *-*

13. Qual foi a primeira vez que você leu um romance?
Não tenho muita certeza, mas acho que o primeiro livro que me interessei em ler quando eu era criança (na época eu não era muito fã de leitura), foi O Cachorrinho Samba, da Maria José Dupré. Minha mãe e minha tia leram esse livro quando eram crianças, e eu também li e gostei muito. Até hoje tenho esse livro e guardo com muito carinho.



2 comentários:

  1. Gostei, vou fazer também:

    1. Livro impresso ou e-book?
    Pô, impresso, né, gente? Mas nunca li e-book. Minha irmã vive me mandando experimentar o dela, mas não tenho vontade. Um dia vejo, já que até a Renata gostou.

    2. Qual é o livro que você mais leu?
    Olha, deve ter sido "O Dia do Curinga", do Jostein Gaarder, que a professora Eliane passou pra gente na sexta série. Eu curti DEMAIS aquele livro e li acho que mais duas ou três vezes depois. O fato é que não leio várias vezes o mesmo livro, fico sempre lendo um novo diferente.

    3. Qual é o seu estilo literário favorito no momento?
    Os mesmos de sempre: realismo e naturalismo. Mas confesso que ando lendo um pouco mais de poesia do simbolismo e do modernismo também. E eu odiava poesia antes, lembra?

    4. Qual é o estilo literário de que você menos gosta?
    Os que você citou na parte que você mais gosta. ODEIO romance água-com-açúcar e acho um tédio romance da época vitoriana da Inglaterra ou coisa que o valha. Mas ainda pretendo ler um livro da Jane Austen, apesar de achar que vou odiar...

    5. Qual é o livro que você pagou mais barato?
    Foi "O Crime do Padre Amaro", que me saiu por míseros TRÊS REAIS! Mas havia um motivo: as páginas eram BEM fininhas e sensíveis, pareciam de jornal, rasgavam por qualquer coisinha - encostar no livro com as mãos levemente úmidas nem pensar. As letras eram miúdas e as páginas quase não tinham margens, de tão rente que ficava. Tudo isso pra compensar o valor.

    6. Qual é o livro que você pagou mais caro?
    Eu tô achando que foi o "Tudo Sobre o Cinema". Acho que paguei bem uns 70 ou 80 conto nele. Inclusive, tenho um projeto pra quando for ler esse livro e a senhora saberá.

    7. Qual é o livro que você mais quis ou quer no momento?
    Ahh... Como eu gosto mais de literatura clássica e leio quase nada da contemporânea, todos os livros que quero são fáceis de encontrar na biblioteca ou em sebos. Mas eu li um livro chamado "Ódio", é o primeiro de uma trilogia e tô a fim de ler os outros dois que não saíram ainda (acho). Também quero muito um livro chamado "Salvation Army", mas não consigo encontrar em lugar nenhum, porque não foi traduzido pro português e, por algum motivo, o Estante Virtual não tem a versão em inglês.

    8. Escolha um livro e compartilhe uma história.
    Pra fazer uma ponte contigo: era uma vez um menino que havia lido a série do Harry Potter toda fora de ordem, menos o último livro. Sua amiga fanática resolveu emprestar o último livro pra ele ler. E ele até começou. Leu metade. Então, o menino e a menina ficaram de recuperação em Física e o menino teve que devolver o livro pra amiga, porque ele precisava estudar para não repetir de ano. Para a leitura não ter sido em vão, o menino pulou toda a história e leu as últimas páginas do livro. E desde então o menino nunca soube o que aconteceu no meio do último livro. FIM.

    9. Quantos livros você tem?
    Vish, perdi as contas. Mais de 60, com certeza.

    10. Qual é o seu lugar favorito para comprar livros?
    Todo lugar é um ótimo lugar para comprar livros, gente.

    11. Você tem algum livro que se arrepende de ter comprado?
    Kkkk, numguento essa sua história com o Morte Súbita.
    Ah, me arrependi amargamente de ter comprado "O Tenente Gustl", do Schnitzler, sabe por quê? Porque eu JÁ TINHA GANHADO ESSE LIVRO DA BIBLIOTECA. Eu acabei não conseguindo ler por causa da faculdade e você sabe que tenho uns trocentos livros pra ler. Mas eu não tinha (não tenho) um controle dos meus títulos, que são muitos. Então um dia eu tava na livraria, vi O Tenente Gustl e COMPREI. Sendo que já tinha. Inferno.

    12. Mostre seu livro favorito.
    Acho que não tenho um livro favorito. Talvez seja "As Vinhas da Ira", do Steinbeck, ou "O Amante de Lady Chatterley", do D. H. Lawrence, ou "O Crime do Padre Amaro" ou "O Primo Basílio", do Eça, ou .

    13. Qual foi a primeira vez em que você leu um romance?
    Romance? Se pá, com uns 10 anos, na quinta série.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você respondeu à tag! Adorei as respostas :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo