[RTVI] Quadro para TV: Eu Quero Saber

quinta-feira, 23 de julho de 2015

No primeiro semestre de 2015, quando eu estava no 5º semestre da faculdade de Rádio, TV e Internet, o trabalho do semestre consistia na criação, produção, gravação, edição e apresentação de um quadro para a TV aberta, mais especificamente que fosse bom o suficiente para passar no programa Fantástico. O tema escolhido pelos professores é Água. Deveríamos fazer três episódios de 5 minutos cada. Eu e outros dois amigos nos juntamos e voltamos com a produtora Cineart Produções, e juntos criamos o quadro Eu Quero Saber.


O Eu Quero Saber é um quadro infantil para a TV aberta, que aborda dúvidas e curiosidades relacionadas à água. Cada episódio tem duração de 5 minutos. O quadro é protagonizado por uma menina de seis anos chamada Sofia e por sua boneca Lola que “ganha vida” e se transforma numa menina de verdade. Juntas, elas vão em busca de respostas para as suas dúvidas relacionadas à água, utilizando um tablet para ter acesso à Internet.

O quadro é destinado ao público infantil, crianças na faixa etária dos 5 aos 8 anos de idade. Para criar o quadro, nós usamos como referência a série Sítio do Pica-Pau Amarelo (2001/Rede Globo), a novela Chiquititas (1997/SBT), a websérie Ticolicos e o quadro De Onde Vem (2001/TV Cultura).


Agora o grupo tinha apenas três pessoas para fazer tudo, é sim difícil, mas não impossível. Eu fiquei responsável pelo roteiro e pela direção dos episódios, ajudei também na direção de arte e mais uma vez emprestei meu apartamento e até mesmo o jardim do meu condomínio para as filmagens.

Descobrimos que é complicado demais trabalhar com crianças. Elas se cansam rápido e não querem mais gravar (daí precisamos fazer pausas), às vezes são tímidas demais para participar das filmagens (temos que tentar convencê-las), como elas são menores de idade, precisamos correr atrás dos pais delas para coletar a assinatura deles na autorização do uso de imagem e voz. Enfim, muita canseira, mas não tem como não ficar orgulhoso do resultado final, afinal quando cooperam nas gravações, as crianças são umas gracinhas aparecendo no vídeo.


Gravamos no meu apartamento (corredor do lado de fora, sala e meu quarto), gravamos no jardim do meu condomínio (pedimos a três crianças que também moram no condomínio que se interessaram para participarem), gravamos no parquinho do condomínio da minha tia (porque justo no dia da gravação o parquinho do meu condomínio estava fechado para reforma), gravamos no estúdio de TV da minha faculdade (porque precisamos usar o chroma key).

Com exceção das cenas no chroma key, nós gravamos tudo em um único dia, acordamos cedo e começamos as filmagens às 8h e só terminamos às 19h. Corremos contra o tempo porque precisámos aproveitar ao máximo a luz natural. Tudo isso para evitar gravar em outros dias, daí seriam mais gastos com transporte e alimentação.


Fiquem agora com os episódios:

  • EPISÓDIO 1: A História do H2O
Sofia é uma menina muito esperta e curiosa que um dia se pergunta de onde vem a água. Com a ajuda de sua boneca Lola, elas vão descobrir usando a Internet.




  • EPISÓDIO 2: Eita Sofia, a água acabou!
Sofia fica surpresa quando pede para sua mãe lavar sua boneca Lola que se sujou e a mãe diz que está faltando água. Para entenderem melhor o que está acontecendo, Sofia e Lola vão atrás de respostas dentro do tablet.




  • EPISÓDIO 3: Meça sua economia, parça!
Sofia e Lola sabem que todos devem economizar água, mas não sabem o que as pessoas devem fazer de verdade. Lola então resolve entrar na Internet para pedir a ajuda de outras crianças.



A atriz que fez a Sofia se chama Yasmin Nascimento, ela é sobrinha da colega de trabalho de um dos integrantes do grupo. A que interpretou a Lola se chama Natália Carvalho, é a minha irmã caçula, haha. Já as crianças que apareceram no episódio 3, Júlia Araújo, Júlia Peña e Micaelly Sodré, são crianças do meu condomínio que toparam participar das filmagens.

Para conhecer mais trabalhos da Cineart Produções, curta a fanpage e se inscreva no canal.
Contato: cineartproducoes@gmail.com



2 comentários:

  1. Ai que amor essa produção! Não vejo a hora de começar meu curso de Jornalismo e ter algum trabalho prático pra fazer, haha. Amei a fofa da Yasmin e sua irmã é muito linda também. Parabéns pelo trabalho. Super educativo e muito bem feito, adorei.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses trabalhos práticos são muita correria, não vou mentir, mas no final, o resultado pronto é maravilhoso e realizador, vale muito a pena!
      E muito obrigadaaa! ^^

      Beijos!

      Excluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo