[+QP] Internet

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
O +QP (Mais Que Palavras) é um grupo no Facebook que propõe temas mensais de escrita para desenvolvermos mais nossa criatividade na hora da dissertação de textos, contos, crônicas, poesias e o que mais quisermos. É um empurrãozinho para sairmos da nossa zona de conforto e nos aventurarmos a bolar textos cada vez mais elaborados e criativos. Todo mês é selecionado um tema, mediante votação, e você tem até o último dia do mês para publicar seu texto no seu blog. Para saber mais, conheça o grupo.

O tema do mês de fevereiro é: INTERNET. Apesar de amar a Internet e até estar cursando isso na faculdade, acho que não soube muito bem como expressar isso, como bolar o texto, mas acho que é porque escrevi num dia que eu não estava muito inspirada. Mesmo assim, espero que gostem!


A foto é bem antiga, de lá pra cá já comprei outro computador. E na foto não estou na Internet, mas é só pra ilustrar mesmo esse post :)

INTERNET

Eu não sei exatamente o que me levou a cursar Rádio, TV e Internet na faculdade. Acho que é porque sempre fui viciada em televisão quando era criança, e depois em internet na adolescência. Acho fascinante como tudo é feito, o “por trás das câmeras”, os bastidores. Ainda hoje não tenho certeza absoluta para onde estou indo quando resolvi seguir nessa área, mas por enquanto estou gostando muito e não tenho motivos para me arrepender.

Eu tenho estudado muito a história do rádio e da televisão, quando e como surgiram, o vício que foi entre as pessoas, as programações que mudam ao longo dos anos, e como os dois ainda continuam na ativa, firme e forte, grandes meios de comunicação muito poderosos capazes de alcançar milhões de pessoas e manipular, se não tivermos cuidado.

Já a Internet é algo novo, não tem muito tempo assim que ela se tornou acessível para a população em geral, mas como todo meio de comunicação capaz de alcançar massas, ela também estourou como uma grande novidade, deu muita liberdade e trouxe facilidade para a vida das pessoas que antes não tinham.

Quando preciso fazer alguma redação com tema livre, eu sempre escrevo sobre “Som, Visão e Fúria”. O “Som” seria o rádio, a “Visão” é a televisão e a “Fúria” claro que é a Internet, que chegou para ficar, para revolucionar, para entrar na vida das pessoas, a fim de facilitar, a ponto de não querermos mais viver sem ela.

Não é mais preciso fazer pesquisas em livros gigantescos nas bibliotecas, agora você busca o que quiser no Google e a resposta aparece instantaneamente na sua frente. Não precisa mais escrever cartas e ir até o correio para enviar e esperar um tempo para chegar, você escreve o que quiser no perfil da rede social da pessoa que ela vai receber no mesmo segundo. Não precisa gastar uma conta de telefone absurda se quiser conversar durante muito tempo com os amigos que estão longe, hoje existem chats online e você não paga nada. Não é mais necessário assistir pessoas famosas na televisão falando sobre qualquer assunto e você ficar sem poder dar a sua opinião sobre aquele assunto para as pessoas, agora VOCÊ pode ser assistido pelo youtube por milhares de pessoas em todo o mundo.

Claro que existem pontos negativos que a Internet trouxe como ter aproximado as pessoas apenas online e quase nunca pessoalmente, mas esse não é o objetivo desse post. Mas enfim, sabendo usar com moderação e consciência, você só tende a ganhar. Lembrar sempre que tudo em excesso já não é bom e muito menos acreditar em tudo o que você ouve, assiste ou lê.

- Renata Carvalho
(20.02.2015)


5 comentários:

  1. Oi Renata. Eu gostei muito de como estruturou o texto. Não sou nenhuma entendida no assunto mas falar do lado negativo na conclusão, pra mim, foi fechar com chave de ouro.

    Um beijo.

    momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renata!! Gostei do seu texto porque vc citou muitas coisas positivas em relação a internet. Na minha época escolar eu Iracema bibliotecas. Conheci a internet em 1999, tinha 18 anos na época. Bjssss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bacana sua postagem Renata! Também concordo com a ideia de que devenos ter cuidado embora a internet tenha nos trazido coisas tão boas!

    Adorei sua reflexão. Meu post ficou bem parecido em alguns aspectos.


    Beijinhos.

    Pensamentos Valem Ouro



    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua redação, adorei os detalhes sobre a história e a comparação entre rádio/tv e internet.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Traduziu minhas ideias todas =3
    Adorei o post =3

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo