[Literatura] Jogos Vorazes — Suzanne Collins

sábado, 13 de setembro de 2014
Trilogia: Jogos Vorazes #1

Título original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção, Romance
Ano: 2010
Páginas: 397
ISBN: 9788579800245
Lido em: Agosto de 2012
Nota:  
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos Vorazes vai contar a história de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que mora em uma nação chamada Panem, durante um período futurístico que não é revelado no livro, após a destruição da América do Norte. Panem é formada por uma rica e poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada atualmente por doze distritos mais pobres, definidos por uma sequência numérica que vai de 1 a 12.

Cada um desses distritos contribui com alguma coisa para enriquecer apenas a Capital, enquanto que eles próprios vivem na pobreza. Distrito 1: Luxo. Distrito 2: Alvenaria. Distrito 3: Tecnologia. Distrito 4: Pescaria. Distrito 5: Energia. Distrito 6: Transportes. Distrito 7: Madeira. Distrito 8: Têxteis. Distrito 9: Grãos. Distrito 10: Pecuária. Distrito 11: Agricultura. Distrito 12: Mineração.

Antigamente, havia um 13º distrito, que foi eliminado pela Capital por terem se rebelado. Para evitar novos levantes e lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os “Jogos Vorazes”, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão como um reality-show para toda a população de Panem. Todo ano, durante uma celebração chamada “Dia da Colheita”, são sorteados uma garota e um garoto entre doze e dezoito anos de cada distrito. Os vinte e quatro tributos, como são chamados, são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital, e precisam lutar até a morte para que, no fim, reste apenas um sobrevivente.

Katniss mora no Distrito 12 com sua mãe e sua irmã mais nova, Prim. Depois que seu pai morreu, ela se tornou a responsável por caçar animais na floresta com seu melhor amigo Gale e poder levar comida para suas respectivas famílias e evitar que todos morram de fome.

No dia da colheita, Prim acaba sendo sorteada para participar da 74ª edição dos Jogos Vorazes, mas como ela não sabe lutar e nem se defender e tendo certeza que ela morreria imediatamente, Katniss se oferece para ir em seu lugar. O garoto sorteado do Distrito 12 é Peeta Mellark, o filho do padeiro, que tem a mesma idade que Katniss e estuda na mesma escola que ela.

A partir daí, Katniss e Peeta são levados para a Capital junto com os outros tributos dos outros distritos. Eles vão contar com a orientação de seu mentor Haymitch Abernathy (o único morador vivo do Distrito 12 que venceu os Jogos Vorazes, mas que hoje se tornou alcoólatra), o estilista Cinna (que sempre sabe como eles devem se vestir para conquistar o público e fazer com que as pessoas torçam por eles, além de sempre também oferecer uma palavra de conforto) e a acompanhante Effie Trinket (uma moça da Capital que sempre sabe o dia e a hora em que cada um deles deve estar para as entrevistas e treinamentos) para ganhar os jogos.

Ao longo dos dias, Katniss e Peeta são submetidos a uma transformação nas aparências, são treinados e fazem aparições para o público em entrevistas. Em uma dessas entrevistas, Peeta acaba revelando seu amor não correspondido por Katniss. Como fica claro para Katniss que a declaração não passa de um meio para conquistar o público e patrocinadores para eles, ela resolve assumir que também gosta dele.

Finalmente na arena, muitas pessoas fogem para se salvar, enquanto que outras formam alianças poderosas para matar os outros. Katniss faz uso de todos os seus conhecimentos que adquiriu quando caçou na floresta com Gale, não só para fugir dos outros tributos, mas também para sobreviver na natureza, desde abater pequenos animais para se alimentar e buscar fontes de água, até se aquecer nas noites frias.


Eu me lembro de ter ido ao cinema com minha prima quando ela me chamou para assistir Jogos Vorazes quando lançou. Até então eu não tinha sequer ouvido falar e não fazia a menor ideia do que se tratava. Gostei demais, e chegando em casa, descobri que o filme tinha sido baseado em um livro e que na verdade fazia parte de uma trilogia.

Eu costumo muito ir à Livraria Cultura, é um dos meus lugares favoritos em todo o mundo, e quando vi a pilha de livros exposta como grande lançamento, não perdi tempo e comecei a ler. Devorava página após página todas as vezes que ia lá, até o dia que achei uma promoção no Submarino, os três livros por apenas 30 reais, imediatamente pedi para o meu pai comprar, e quando chegou em casa, devorei todos os livros sem perceber.

Achei a história muito inteligente, muito bem pensada e desenvolvida. Até então eu não achava muitas histórias de adolescentes cujo foco principal não fosse o romance, mas sim algo que tivesse conteúdo, que tivesse história, que tivesse um propósito, que deixasse o leitor obcecado e desesperado por querer ler a continuação. A última vez que eu tinha lido algo nesse naipe foi com Harry Potter.

Apesar de Jogos Vorazes ter sim um pouco de romance e eu gostar muito disso, eu também queria uma boa mistura com estratégia, ação. O que eu gostei mesmo foi que a Katniss passou a história inteira tendo certeza e dizendo para si mesma com convicção que o romance dela com o Peeta não passava de encenação para as câmeras, ela não tinha dúvidas, mas mesmo assim nós leitores conseguimos perceber nas pequenas ações delas que ela gosta, e muito, de ter o Peeta por perto, que isso a tranquiliza e lhe dá um propósito, que ela ficaria perdida sem ele.

É só no final do livro mesmo que ela fica confusa com relação ao que ela realmente sente por ele, que ela começa a questionar se o que existe entre eles é realmente encenação ou se acabou se tornando algo mais. Mas até esse momento, não há nada de dúvida por parte dela, o que nos polpa de muita enrolação e perda de paciência por parte disso.

Vou parar por aqui porque a resenha já ficou bem grande, mas eu seria capaz de escrever um texto enorme de tudo o que eu gostei apenas nesse primeiro livro da trilogia. A Suzanne Collins está de parabéns, escreve muitíssimo bem e tem um jeito de fazer o leitor mergulhar na história e se esquecer da realidade de tal jeito que só ela é capaz.


A Trilogia:

The Hunger Games
1. The Hunger Games (2008) – Jogos Vorazes
2. Catching Fire (2009) – Em Chamas
3. Mockingjay (2010) – A Esperança


Follow Me:

14 comentários:

  1. Todo mundo fala desse livro, mas eu nunca tive curiosidade de ler !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De repente, se você assistisse ao filme só pra conhecer a história, quem sabe você não se interessaria em ler o livro?
      É uma distopia bem legal, e a protagonista é uma personagem forte, gostei muito dela ^^

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Li esse livro há uns três anos e lembro de ter amado, é um dos meus preferidos. A adaptação é muito boa, até comprei o DVD, o que nunca faço.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li esse livro vááárias vezes, nunca me canso. E sim, o filme também é muito bem adaptado, já o DVD eu não tenho, queria muito. Acho que vou esperar todos os filmes dessa trilogia lançarem pra comprar o box que vão vender com certeza :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oii,

    Acho que eu sou umas das poucas que não li ainda, tenho muita vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade. Sempre vejo elogios sobre ;)
    Gostei bastante da resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh assim que vc tiver a oportunidade, leia que é muito bom. Você também pode assistir ao filme (que é muito bom) pra conhecer a história, mas o livro é imbatível, claro! ;D
      E obrigadaa ^^

      Beijos!

      Excluir
  4. Amo esse livro, é um de meus favoritos, puro amor pelo trabalho dessa autora TÃO talentosa <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma revelação e tanto, a história é maravilhosa, não é a toa que fez (e ainda faz) tanto sucesso. ^^

      Beijos!

      Excluir
  5. Renata, eu li Jogos Vorazes em junho, mas eu tinha a trilogia desde, sei lá, muitos meses antes disso. Não sei como consegui deixar a trilogia esperando na fila de leitura, porque a história é muuuito boa. Em um dos livros (acho que o último) eu me senti meio dispersa, então a leitura não foi tão boa, mas no geral a série é ótima. Eu gostei do fato de não ter tanto romance, de ser algo secundário. Acho que tiraria o brilho de diferenciação da história. Inclusive, até o leitor fica confuso com o Peeta em alguns momentos, né? Achando que ele era do grupo rival. Heheh, a escrita da autora é incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a autora pensou em tudo na hora de escrever esse livro. Deixa a gente confuso em várias situações com relação a quem é amigo e quem é inimigo. É divertido tentar adivinhar essas coisas, hehe.
      Depois que eu assisti o filme e adorei, fiz questão de na mesma hora ler o livro, acabei devorando ele xD

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu nunca li o livro, todo mundo fala tão bem sobre ele!! eu vi o filme e é liiindooooooooooo imagino como n deve ser o livro!!!!!
    to doida pra ver os próximos!!!

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso o filme né? Leia a livro sim, tenho certeza que você vai adorar. É aquela coisa, muito mais detalhes :)

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Renata! Tudo bem?
    Meu, ler a sua resenha me fez lembrar que até hoje não tomei vergonha na cara para conhecer essa trilogia. Todos falam tão bem e só agora, após ler as suas impressões, fui entender um pouco mais do que se trata.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a toa que as pessoas falam demais dessa trilogia, ela é muito boa mesma. Normalmente eu sou tão curiosa que vou imediatamente ler o livro que as pessoas começaram a comentar tanto. Li mais ou menos depois de ter assistido o primeiro filme no cinema :)

      Beijos!

      Excluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo