[Curta Metragem #6] A Pequena Vendedora de Fósforos

domingo, 21 de setembro de 2014


A Pequena Vendedora de Fósforos (The Little Matchgirl) é um curta-metragem lançado pela Walt Disney. Dirigido por Roger Allers. Lançado em 2006. Tem duração de 7 minutos. Foi indicado ao Oscar de 2007.
Sinopse: A história de uma pequena garotinha russa no período pré-revolucionário que tenta sem sucesso vender seus fósforos para sair do frio. E com esses mesmos fósforos ela é capaz de ter as mais belas visões de esperança.

A menina da história é aparentemente órfã, sem teto, sem comida e uma menor abandonada que está passando frio na metrópole gelada da Rússia czarista. Após não conseguir vender seus fósforos, ela risca alguns na tentativa de se aquecer um pouco, e a cada fósforo riscado, ela tem as mais belas visões da felicidade que a envolvem enquanto o fogo do palito dura. Ela sonha com jantares suntuosos, com uma avó que a acolhe e com uma árvore de Natal até o momento que ela mesma parte.

Tudo foi desenhado em tons pastéis de cores frias (preto, azul, cinza e branco), exceto pelas visões da menina que ganhavam cores quentes (verde, laranja, vermelho e marrom). O curta foi baseado no conto de Hans Christian Andersen.

Uma história muito triste escrita em 1845, mas cuja realidade que ela retrata perdura até os dias de hoje, sobre contextos diferentes. Eu li o conto original e parece que ela tinha pais e uma casa decrépita, e aparentemente o pai costumava ser bruto e surrá-la, tendo sido ele quem a mandou vender os fósforos e ela estava com medo de voltar sem uma moeda sequer. Enfim, vale muito a pena conhecer essa história tocante, não só essa versão que a Disney fez como também ler o conto original.




Follow Me:

2 comentários:

  1. Adorei! é bem triste mesmo, fiquei morrendo de pena dela... e vale pensar que isso é um retrato da realidade né!? infelizmente muitas crianças sofrem dessa maneira ou muito pior =(. Fiquei torcendo por um final feliz... como ela vê nos fósforos... mas ai poderia fugir da realidade tbm =/

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/
    -Muito obrigada pela sua visita-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um final feliz e ao mesmo tempo não é, creio eu. Ela morreu congelada, sozinha, esfomeada e isso é muito triste. Por outro lado, ela deixou esse mundo onde ela só sofria para "viver" feliz ao lado da avó que sempre a amou e que já tinha morrido.
      Ainda assim é belíssimo tanto a história (que nos faz refletir) quando o curta (muito bem produzido).

      Beijos!

      Excluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo