[RTVI #2] Websérie: Êxtase

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um dos trabalhos que eu e meu grupo na faculdade tivemos que fazer esse semestre foi uma websérie de 6 minutos. Deveria ter dois episódios no qual durariam 3 minutos cada. Teríamos que pensar numa história original ou então nos basearmos em algum conto, transformaríamos aquilo num roteiro de televisão, produziríamos, filmaríamos, editaríamos, divulgaríamos e por fim apresentaríamos para os professores e nossas colegas.

As webséries são na verdade séries de televisão aplicadas ao universo da internet, mas com menor tempo. E não estou falando de vídeos amadores, mas sim vídeos de grande produção, bons roteiros e finalização impecável. São produções que competem de igual para igual com as séries televisivas. Podem ser disponibilizadas por qualquer um no youtube e serve como um ótimo portfólio para mostrarmos nossos trabalhos.


Bom, eu e meu grupo (total de 7 pessoas) formamos uma agência produtora de conteúdo chamada Cineart Produções. Para esse trabalho nós resolvemos nos basearmos no conto “Amanhã Vai Ser Melhor”, do Wander Piroli.

Ele conta a história de uma secretária que vai até a sala de um chefe que trabalha no prédio ao lado do seu. Ela usa a desculpa de que estava fazendo café, mas ficou sem açúcar e veio pedir um pouco para ele. Nisso, ela não deixa passar a oportunidade de seduzi-lo, e ele é claro, não a dispensa e entra no jogo dela. Ela promete que eles vão sair juntos e ter uma noite maravilhosa, e quando ele pergunta o que vai ser do dia seguinte, ela diz que ainda não sabe, só o que ela sabe é que hoje será bom, mas amanhã será melhor (o nome do conto).

Nem preciso falar que foi uma grande correria fazer esse trabalho! Eu fui a roteirista, encarregada de transformar o conto em roteiro de televisão. Eu estava sempre mostrando aos colegas do grupo e aos professores como estava ficando, e sempre ouvia as sugestões de melhorias. Ele passou por várias alterações, até chegar na versão final que foi a 9.

Capa do DVD

Como nossa história era apenas baseada no conto, e não adaptada, eu estava livre para fazer as mudanças que eu quisesse, desde que mantivesse a essência da história. Acabei escrevendo a história de uma moça chamada Paola que sempre esteve interessada em seu vizinho, Tiago, que é músico. Querendo conversar com ele e conhecê-lo melhor, ela vai até o apartamento dele com a desculpa de que estava fazendo café, mas ficou sem açúcar. Eles conversam, se interessam um pelo outro, ela vai embora e volta toda arrumada com um pouco de café para ele, e eles combinam de sair. Paola prometendo que a noite vai ser boa, mas que amanhã será bem melhor.

Precisávamos de um apartamento para as filmagens, e como eu era a única do grupo que mora em um, todos vieram aqui em casa – com todos os equipamentos de filmagens que pegamos emprestado da faculdade (câmera, tripé, luz, claquete, branco, microfone boom) – para filmar. No dia 1 nós gravamos os episódios 1 e 2, mas depois vimos que não ficou legal e resolvemos gravar tudo de novo, cada um em um único dia. Então no dia 2 gravamos o episódio 1, e no dia 3 gravamos o episódio 2.

Parte do grupo

Foi tudo muito cansativo, passamos nervoso com integrantes do grupo que chegavam tarde ao local de filmagem (meu apartamento). A atriz que iria ser a Paola desistiu justo no segundo dia de filmagem, e uma menina do nosso grupo teve que fazer o papel de última hora. Filmar a mesma cena três vezes (fazer três planos diferentes) porque só tínhamos uma câmera. Tivemos que pensar no almoço do elenco e da equipe, coletar a assinatura dos atores onde eles autorizavam o uso de imagem e voz deles, fazer o cabelo e maquiagem, objetos de cena, os sons externos de vizinhos falando alto atrapalhou muito, assim como a forte luz do dia que deixava a cena escura na câmera (sem contar o calor) etc.

Nessa hora, eu também fui a diretora principal onde coordenava todo mundo, além da continuísta e da pessoa que bate a claquete (cena 1, plano 1, tomada 1).

Bastidores

Quando tudo isso finalmente terminou, pelo menos EU pude dar uma pequena relaxada. Eu já tinha participado ativamente dos dois primeiros processos nesse trabalho (roteiro e filmagens), agora um colega do grupo começou a cuidar de toda a edição, já que eu não entendo absolutamente nada disso. Ele também cuidou das fotos para a capa do DVD e de toda a arte, onde ficaria o CD da websérie. Faríamos várias cópias de tudo isso e entregaríamos uma para cada professor poder assistir e avaliar.

Depois de toda a edição feita, veio a quarta e última parte que seria a divulgação. Criamos uma fanpage da nossa agência Cineart Produções, um instagram e uma conta no youtube. Começamos a fazer propaganda dos nossos vídeos para os colegas e amigos não perderem quando lançar. Confesso que nessa parte de divulgação e fazer propaganda eu não sou muito chegada, isso é mais da área de quem faz Publicidade e Propaganda, não é a toa que eu resolvi não cursar isso.

Por fim apresentamos o trabalho para os professores e colegas e... acabou!

Apresentação do trabalho

Sinopse da websérie Êxtase: Paola é uma jovem que não deixa de reparar em seu vizinho quando se muda para o apartamento em frente ao dele. Querendo conhece-lo melhor, ela usa a desculpa de que estava fazendo café, mas ficou sem açúcar. Tiago se apressa em ajuda-la no que for preciso, iniciando-se assim uma grande atração que vai leva-los ao êxtase.
(Não que tenha importância, mas essa sinopse foi escrita por mim, hahaha)


Websérie: Êxtase – Episódio 1: Primeiro Contato



Websérie Êxtase – Episódio 2: Amanhã Será Bem Melhor



O Making Off (erros de gravação e bastidores das filmagens) você confere aqui: EPISÓDIO 1 e EPISÓDIO 2.


Foi tudo muito cansativo, ao extremo, é realmente complicado trabalhar com pessoas que não se comprometem, não se preocupam sequer em buscar saber o que está acontecendo no trabalho, e encontramos pessoas assim ao longo de toda a nossa vida. Mas o importante é não desistir e seguir em frente sempre. Uma hora a gente acaba encontrando pessoas que são tão comprometidas com o trabalho quanto você, e daí sim tudo se torna muito mais prazeroso.


Follow Me:

3 comentários:

  1. Nossa, que bacana!
    Adorei o projeto, parece ter sido muito divertido de se realizar, ainda mais sendo um trabalho de faculdade. Vou assistir!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei mto da websérie! Mto divertida. Ainda mais considerando que não são atores de verdade, estavam lá se esforçando e imagino que não foi fácil filmar com apenas 1 câmera. Eu fiz um projeto desses no 6° semestre da faculdade, cursei publicidade e propaganda. Eu que trabalhei na montagem, edição e finalização, mas no meu caso, era apenas um treiler que tivemos que fazer, mesmo assim, foi mto trabalhoso. Eu não encontrei o meu no YT mas tem um dos meus colegas, mto bom: https://www.youtube.com/watch?v=D63R-GqME4Q

    É sempre divertido estes projetos, apesar de muito trabalhoso, passei mto stress, mas aprendi mto. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu imagino o trabalhão que isso dá. Se para fazer um teaser para uma série de reportagem para a faculdade já é um desafio, imagino uma web série. Mas eu adorei, tá super bem produzido. Nossa, nunca ia fazer essas coisas no meu apartamento! Parabéns pelo trabalho e pela dedicação

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo