[Meme] Internet Old School

sexta-feira, 27 de junho de 2014
Este post faz parte do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Todas as minhas postagens vão até o ano de 2008, quando fiz 18 anos. Para ler todos os meus posts do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

» Todo mundo tem aquela lembrança dos primeiros sites que entrou, as primeiras amizades que fez, o primeiro endereço de e-mail, a primeira mensagem virtual que mandou. Esse post é para você relembrar os velhos tempos de Internet discada, elegendo seus sites e atividades favoritas na Internet antes das redes sociais.


Ah, a Internet! Eu não era tão viciada em computador quando eu era criança (gostava mais de assistir televisão), mas na adolescência sim comecei a usar mais vezes e me viciei de tal forma que hoje não consigo mais viver sem. Meu vício e admiração pelo conceito de Comunicação Social é tão grande que hoje estou fazendo faculdade de Rádio, TV e Internet.

Eu sei que o tema do meme é falar da minha vivência com a internet em si, mas se formos para voltar no tempo dessa maneira, eu prefiro aproveitar e começar falando de tudo o que eu passei com o computador até chegar à era da internet.


Paint
Meus pais trabalhavam e faziam os trabalhos da faculdade num computador bem antigo que a gente tinha em 1993. Já eu usava esse computador de vez em quando apenas para desenhar no paint quando eu tinha uns 3 ou 4 anos. Para se ter uma ideia, a paleta de cores... não tinha cores! Era tudo preto e branco, cada paleta tinha linhas, uma horizontal, outra vertical, outra na diagonal, outra tracejada, e por aí vai. Eu desenhava uma casa e pintava com essas “linhas”. O computador era monocromático, uma tristeza, hahaha.


Prince Of Persia
Meus pais costumavam também jogar nesse computador o jogo “Prince Of Persia”. Eu não sabia jogar, mas amava assistir eles jogando, torcia para eles passarem pelos obstáculos e chamava ele de “homenzinho de branco”.


Proteção de tela e jogos do Windows
Meu pai comprou o Windows 95. O que eu mais fazia nele era assistir as proteções de tela (labirinto, encanamentos, logo do Windows voando rápido no espaço) e ainda achava demais. E também jogava campo minado (não fazia a menor ideia de como se jogava, eu apenas clicava aleatoriamente e torcia para não achar nenhuma mina), paciência (até hoje eu gosto muito) e pinball.


Twinsen Odyssey
Se tem um jogo que fez parte da minha infância e que até hoje eu recordo com muitas saudades é Twinsen Odyssey. Era um jogo que você mexia com um carinha chamado Twinsen, cujo planeta foi abitado por alienígenas que se diziam amigos, mas agiam de forma suspeita, e Twinsen tinha que investigar e buscar saber a real intenção deles, sem os alienígenas saberem. A partir daí o Twinsen começa a viajar de um planeta para o outro (até mesmo a lua), conhece inúmeras criaturas, vai atrás de objetos que são essenciais para passar para a próxima fase, luta com monstros e muito mais. Levou alguns anos para eu e meus pais zerarmos o jogo, porque é bem difícil mesmo, mas muito legal. Queria poder jogar de novo.


Sim City 2000
Também joguei muito Sim City 2000. Eu adorava construir toda a cidade bem organizada, cheia de cidadãos pacíficos. Eu não gostava quando acontecia coisas como manifestações, terremotos ou ovni’s que abduziam meus imóveis que eu juntei tanto dinheiro para comprar, mas não me importava, reconstruía tudo de novo. Eu seria uma boa prefeita, não? Heheh E eu também adorava construir trilhos de trem, passando por morros, pontes e buracos, só para depois acompanhar o percurso que fazia o trem. Por algum motivo eu achava isso divertido, haha.


Internet discada
Meu pai então pagou um técnico que instalar o Windows 98 no nosso computador e também o que? Internet discada! O Internet Explorer. Eu só tinha permissão para entrar na internet de final de semana, e nem tinha como desrespeitar e entrar durante a semana porque o computador ficava no quarto dos meus pais. A internet discada era tão demorada para conectar que eu costumava sair, ir até a cozinha, preparar um lanche para mim, voltar e ela ainda estava lá conectando.

E claro que houve muitas brigas com minha irmã para usarmos o computador. Nossos pais então estipularam 20 minutos para cada uma. Minha irmã sempre foi pilantra, acabava o tempo dela e só então ela iria dar “tchau” para os amigos com quem estava conversando, ia fechar as janelas, desconectar de não sei onde... tudo isso levava uns 5 minutos porque ela não tinha pressa nenhuma, ou seja, ela acabava ficando uns 25 minutos. Claro que eu não deixava barato e também ficava 25 minutos na minha vez, depois vinha ela e ficava meia hora, e a partir daí as brigas recomeçavam, hahaha.


E-mail
Meu primeiro e-mail, criado em 2004 (aos 13 anos) foi: renata-potter@hotmail.com (fanática por Harry Potter sim ou com certeza?). Eu nem costumava usar muito, só criei um mesmo para poder entrar no Orkut.


Dolls
Já passei longas tardes só montando inúmeras Dolls. Era febre na época. As roupas eram maravilhosas e você podia não apenas montar dolls normais, mas também as temáticas de algum filme, revista etc. Particularmente gostava bastante de Hogwarts e Witch.


Sites de busca
Descobri que eu tinha quatro sites de busca que eu poderia escolher para fazer meus trabalhos escolares: Google, Yahoo, Cadê e Achei. Me lembro bem do dia que eu escolhi o Google como o melhor de todos, sem ninguém me influenciar em nada na minha escolha, e passei a usar ele sempre em tudo... até hoje.


Gifs
Eu já tive um vibeflog onde adorava encher de gifs piscantes cheios de glitter. Eu e umas amigas da escola competíamos para ver quem tinha o vibeflog mais cafona lindo de todos.


Oclumência
Eu era muito fanática por Harry Potter, lia todos os livros e assistia todos os filmes até então lançados inúmeras vezes. Costumava entrar todos os dias num site de Harry Potter chamado Oclumência, atrás de qualquer notícia, imagem, informação, pôster, trailer ou qualquer coisa relacionado. Eles também tinham a melhor galeria do mundo, na minha opinião. As imagem eram todas de altíssima resolução, e eu baixava várias APENAS para colecionar em uma pasta no computador, hehe.


Fanfics
E para saciar a vontade de ler algo mais de Harry Potter enquanto os novos livros não eram lançados, eu costumava entrar em sites de Fanfics para ler várias histórias que eu tanto adorava. Até hoje eu tenho uma conta no Floreios & Borrões e FanFiction, eu usava o pseudônimo de Lady Potter. Minhas autoras de fics favoritas eram a Nani Potter, Tammie Silveira, Ara Potter, Sally Owens e Pati Mello.


MSN
Como não falar do tão famoso MSN (Messenger)? Eu já tinha meu próprio quarto (e o computador ficava aqui) quando comecei a passar várias madrugadas conversando com as pessoas. Os assuntos nunca acabavam, eu sempre me divertia muito falando bobeiras e jogando conversa fora. Às vezes, quando dava 4 ou 5 da manhã, eu me forçava a dar tchau e ir dormir, porque eu não podia parecer cansada no dia seguinte, senão minha mãe deduziria que eu fiquei acordada até tarde e me tiraria o computador. Era preciso levar isso em conta.

Orkut
Veio então o Orkut onde só podia entrar quem recebesse o convite, e pedi para a minha prima me mandar um. Meu Orkut (até hoje eu tenho, mas eu nunca mais entrei) é dessa época. Nem preciso falar mais nada, eu vivia logada nisso, mandava vários scraps e depoimentos para os amigos, escolhia as melhores 12 fotos (que era o limite) para poder postar no meu álbum, fazia parte de inúmeras comunidades e jogava vários joguinhos. E claro, todo mundo se comunicava com “oieeee migaaah, td beim? Só passei pra ti dizer q ti amu muitaum! S2s2s2” kkkkkkk.


Fotolog
Em 2007 criei uma conta no Fotolog junto com umas amigas da escola, e o engraçado é que nós não usávamos tanto para postar nossas fotos e receber comentários. Nosso principal objetivo ali era usar como um diário virtual onde contávamos como foi nosso dia, nossas felicidades e tristezas, animações e dramas. Nós então visitávamos os fotolog uma da outra e comentávamos mais o texto e nem tanto a foto postada. Saudades disso.


The Sims 1
Joguei bastante também The Sims, o primeiro mesmo, que eu peguei emprestado da minha prima. Em relação ao pacote de expansão, eu só joguei o Em Férias, O Bicho Vai Pegar, Superstar e Num Passe de Mágica. Aliás, até hoje gosto muito mesmo de jogar, infelizmente não tenho nenhum, seja o 2, o 3 ou o 4 que ainda vai lançar. Quem quiser me dar de presente, eu estou aceitando! ;)



O que aconteceu depois disso tudo...
- Em agosto de 2011 todo mundo que eu conhecia começou a migrar do Orkut para o Facebook. Eu já tinha criado uma conta lá em 2009, mas nunca tinha usado, então eu só precisei ativar a conta e passei a usar de fato. Em novembro do mesmo ano o Orkut já era considerado abandonado.
- Foi em fevereiro de 2012 que eu cansei do Fotolog (depois de 5 anos) e migrei para o tumblr e comecei a postar lá meus textos sem sentido. Em maio de 2013 migrei aqui para o blog onde permaneço até hoje.





Follow Me:

2 comentários:

  1. Saudades da época que só podia entrar na internet de final de semana, e que nem podia sonhar em ver vídeos no youtube hahaha...
    E as crianças da nova geração não vão saber o quanto isso tudo era legal...
    Gostei do blog, muitos bjs...

    ResponderExcluir
  2. E a surpresa gigantesca que eu tive quando, por curiosidade, digitei meu nome (ou o suposto pseudônimo) de ff.net no Google para ver o que acontece e me deparei com essa postagem? hahahaha Oi, Lady Potter!

    Tenho ficado surpresa, ultimamente, com o quanto as pessoas me conhecem pelo o que eu escrevia. Cheguei ao ponto da capitã do time de futebol da minha faculdade, na época, dizer toda cúmplice "Eu sei quem é você... Tammie Silveira" e eu fiquei "O QUÊ?" com tudo isso hahaha.
    A Nani Potter agora enveredou em literatura (vai publicar um livro até o final do ano, provavelmente) e com isso calhou de várias leitoras antigas de fanfics a acompanharem. Como ela é uma amiga muito próxima, e eventualmente existem fotos nossas, juntas, logo começaram a me associar com a infame Tammie e acho que só aí percebi como eu era conhecida por escrever hahaha

    Enfim, achei super legal isso. Bateu saudades dessa época. Também tenho a mesma idade que você :)
    Grande beijo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo