[Passeio] TV Cultura: Estúdios de gravação

domingo, 18 de maio de 2014

A TV Cultura abriu as portas para visitação pública entre os dias 12 e 16 de maio. Sob o tema “Cultura também é Museu: onde fantasias se tornam realidade”, o programa faz parte da 12ª Semana de Museus e teve entrada gratuita, mediante inscrição prévia por e-mail.

Além de oferecer ao público a oportunidade de conhecer os bastidores da TV Cultura, como as redações do jornalismo e da rádio, os estúdios, etc. Teve também duas exposições exclusivas.

Uma das exposições é “Também sou cultura”, formada pelo acervo de artes visuais da emissora. A outra é “Castelo Rá-Tim-Bum 20 anos”, composta por figurinos, material cenográfico e documentação da atração infanto-juvenil.


Bom, como futura radialista e fanática por Castelo Rá-Tim-Bum, obviamente eu não podia perder a oportunidade de conhecer essa emissora que fez parte da minha infância e que eu admiro muito até hoje.

Combinei com um colega meu da faculdade de irmos juntos. Nós mandamos e-mail para a emissora, nos inscrevendo. Nos retornaram pedindo nossos dados, nós enviamos e depois recebemos a confirmação de que estávamos inscritos. Fomos no dia 15/05 (quinta-feira). Estava marcado para as 11h.
A semana toda teve visitação do público que se inscreveu, com horários marcados para 11h e 16h.
E uma surpresa foi que lá nós nos encontramos com um professor nosso da faculdade, que disse que já conhecia a emissora, mas que estava lá para ver as exposições.

Um dos meus sonhos era conhecer a TV Cultura e pude finalmente realizar esse sonho. Fiquei tão feliz de estar lá que não perdi tempo e fotografei tudo o que eu consegui, só é uma pena que eu estava tão emocionada que muitas fotos saíram tremidas. hahaha
Agora eu fiquei com muita vontade de estagiar lá e/ou quem sabe trabalhar lá efetivamente. Eu me sentiria realizada!


Esse passeio para a TV Cultura será dividido em alguns posts porque teve muitas fotos mesmo que eu tirei e muitas informações que coletei e não quero nem pensar em deixar nada de fora.


PRÉDIO ADMINISTRATIVO

Primeiro de tudo conhecemos o prédio administrativo onde fica o Recursos Humanos da emissora, Contas a pagar e Contas a receber, prêmios da emissora, etc. Queria ter tirado alguma foto, mas acabei esquecendo completamente logo no começo.

ESTÚDIO METRÓPOLIS


Conhecemos o estúdio onde é gravado o programa Metrópolis, que é o único da tv aberta que fala diariamente de assuntos relacionados à arte e à cultura em geral. Entre os assuntos tratados estão música, cinema, teatro, artes plásticas, moda, games e comportamento. Vai ao ar de segunda a quinta-feira às 23h, sexta-feira às 23h30 e aos domingos, às 20h.
O programa está no ar desde 4 de abril de 1988.





Eu não imaginava que o estúdio fosse tão grande. As câmeras captando tudo de longe, mas dando zoom nos apresentadores e convidados, acaba realmente enganando quem está assistindo pela televisão.

 







Não sei se vocês repararam nos dois quadros que estão expostos na parede, um atrás do sofá e o outro atrás do piano. Os dois são de um fotógrafo chamado Cássio Vasconcelos, cujo diferencial é fazer uma vasta produção de fotografias aéreas. As fotos podem parecer abstratas vistas de longe, mas na verdade é a fotografia aérea de um aeroporto e de caminhões de carga. Ele faz várias fotos e depois monta, organizando do jeito que ele quiser.

Quadros "Aeroporto" e "Ceasa"

ESTÚDIO RODA VIVA


Vimos de longe o estúdio do Roda Viva e bem rapidamente, não pudemos entrar para conhecer.
É um programa de entrevistas que recebe diversos líderes políticos, escritores, esportistas, filósofos, músicos e tantas outras pessoas que sejam considerados relevantes para o Brasil e para o mundo. Passa toda segunda-feira, às 22h.
Está no ar desde 29 de setembro de 1986.


ESTÚDIO QUINTAL DA CULTURA


Esse é um estúdio que eu fiquei muito perdida porque não conhecia nada e nunca tinha ouvido falar, mas descobri que é recente, estreou dia 18 de abril de 2011.
O Quintal da Cultura é um programa infantil que passa num quintal onde cinco amigos brincam e descobrem coisas novas, também nesse programa são apresentados desenhos animados e séries infantis. Passa de segunda a sexta-feira às 9h30 (reprise) e 14h30 (inédito) e aos sábados, às 8h45.









É bem coisa para criança mesmo, cheio de cores, grama sintética e coisas exageradamente grandes e visíveis. Chegando em casa eu vi uns vídeos no youtube desse programa e entendi melhor.







Por hoje é isso. Eu sei que ainda preciso aprender a tirar fotos melhores porque várias saíram tremidas, além de ter que saber lidar com as luzes e sombras que não se pode mexer, mas vamos que vamos, é errando que se aprende!

Não sei explicar muito bem a sensação de estar em um lugar que você vê pela televisão e que é transmitido para milhões de pessoas em todo o Brasil. Só sei que é uma sensação maravilhosa e da qual quero fazer parte o quanto antes. Amo estar cursando Rádio, TV e Internet.

Veja as partes 2 e 3 desse passeio!

Parte 1Parte 2Parte 3


Follow Me:

4 comentários:

  1. olá tudo bem?
    Eh minha primeira vez aqui em seu blog e sinceramente tenho que dizer que tudo aqui me agradou bastante, principalmente o seu conteudo. Espero poder passar aqui mais vezes para conhecer suas postagens e suas resenhas que eu adoro ler.

    Venha conhecer o meu cantinho e se gostar SIGA, pois pode ter certeza que já estarei seguindo o seu blog tá? Vou pegar todas as suas redes sociais e espero que vc me retribua. bjokas linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah, que passeio legal. É sempre bom conhecer estúdios, apesar dos meus favoritos serem os de filmes Rsrsrrs

    Beijos http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que máximo!!! Pra quem cursa essa área é uma experiência incrível e engrandecedora! Até eu queria conhecer, principalmente pelas exposições e pelo Castelo Rá-Tim-Bum :D
    Adorei as fotos, é normal saírem tremidas em ambientes assim. Sempre tem muita gente.
    Fiquei impressionada com os quadros que você mostrou que são fotos que o fotógrafa depois faz uma montagem e cria os desenhos. Achei super interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Re!!
    Que máximo, perdi essa.. mas me encantei pelas fotos, a cultura fez parte da minha infância e achei show eles terem feito isso.

    Beijos,
    Clay

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo