O Pequeno Príncipe — Antoine de Saint-Exupéry

sábado, 18 de maio de 2013

Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Gênero: Amizade/Aventura/Fantasia/Literatura Infanto-Juvenil
Ano: 1944
Páginas: 96
ISBN: 8522005230
Lido em: Janeiro de 2013
Nota:
Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

Aqui no blog terá resenha não apenas de livros novos ou lançados à pouco tempo, mas também de livros bem antigos, sejam eles clássicos ou não.

O livro conta a história de um aviador que, um dia, estava sobrevoando o deserto do Saara sozinho, quando seu avião enguiça e ele cai. Ele sobrevive, mas o avião fica destruído, dando-o muito trabalho para concertar.
É nessa hora que aparece do nada um menino vestido estranhamente que diz se chamar Pequeno Príncipe. Rapidamente ele faz amizade com o aviador e começa a contar para ele suas histórias, de como viajou de um planeta para o outro, acabou conhecendo pessoas estranhas como também ficou fascinado por outras que acabaram cativando-o.
Ao longo de suas histórias, o aviador se encontra dividido entre não dar atenção para aquela criança com suas histórias malucas e também ficar pensativo sobre a sua própria vida, tudo o que passou para chegar até ali, todos os sonhos que teve que abrir mão para se tornar alguém “importante e sério”, como queriam os adultos.

Quando eu era criança eu nunca li esse livro, apenas ouvia falar, principalmente das frases memoráveis que o personagem cita, em sua inocência, que consegue tocar bem profundamente qualquer um.
Cheguei até mesmo a fazer uma peça de teatro na escola desse livro (eu era um dos pássaros que levava o Pequeno Príncipe de um planeta para o outro >.<), mas ler mesmo, eu nunca li.
Foi só esse ano que eu resolvi finalmente baixar e ler o que tanta gente comentava e acabar de uma vez com esse mistério na minha vida.

Como a própria sinopse diz, o livro serve tanto para crianças como para adultos. Ele é ao mesmo tempo inocente e ingênuo, mas joga umas verdades na nossa cara que não tem como não parar para refletir.
Gostei demais mesmo, não é à toa que fez tanto sucesso, foi tão comentado, e continua sendo até hoje.

Acho que esse livro deveria ser lido para todas as crianças, com certeza elas se divertiriam com as aventuras do Pequeno Príncipe, e quando esses crianças crescerem, elas leriam o livro por conta própria e entenderiam várias coisas que lhe escaparam quando eram crianças.
Acho digno!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo