@mor — Daniel Glattauer

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dualogia: @mor #1

Título original: Gut Gegen Nordwind
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance/E-mail
Ano: 2012
Páginas: 189
ISBN: 9788581050669
Lido em: Abril de 2013
Nota:
Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa as duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade por não estar à altura.

Resenha: Foi o primeiro livro que eu li escrito inteiramente por e-mails. No começo achei realmente estranho, me perguntava se uma história contada assim realmente iria funcionar, mas resolvi dar uma chance e verificar.

E que bom que eu dei essa chance, porque funcionou muito bem pra mim.

A história fala da Emmi que mandou um e-mail sem querer para um cara chamado Leo, pedindo o cancelamento da revista que sua mãe assinava. Ele respondeu que ela enviou para a pessoa errado, ela se desculpou e não falaram mais nisso.
Muitos meses depois ela mandou uma mensagem coletiva para todos os seus contatos de “Feliz natal e um próspero ano novo”, imaginando que fosse para todos os seus amigos, mas ela se esqueceu que ainda tinha o Leo na sua lista e ele recebeu a mensagem também.
Leo avisou-a desse engano, mas não estava aborrecido com isso. Ela se desculpou mais uma vez e explicou da mensagem coletiva.
A partir daí o papo fluiu, conversaram muito sobre várias coisas, se tornaram amigos, gostaram daquela coisa de se corresponderem por e-mail durante muito tempo com alguém que nunca tinham visto na vida.
Confiavam cada vez mais um no outro e, sem perceberem, acabaram se tornando dependentes daquela troca de e-mails, o que não era nada bom nas suas vidas, pois não só tinham vontade e ao mesmo tempo medo de se conhecerem pessoalmente, como também Emmi era casada e muito feliz no casamento.

Um livro bem leve e ao mesmo tempo interessante. Quem de nós nunca conheceu alguém na internet, e imediatamente marcou de se encontrar, ou pelo menos, viram a foto um do outro?
O diferencial desse livro é que os personagens não se veem cara a cara para não estragar a surpresa, por mais que tenham vontade de conhecer aquela pessoa que se correspondem há muito tempo.
O mistério quanto a isso que move o livro e faz com que você não queira larga-lo até saber como termina toda essa história. Aliás, o final do livro é surpreendente e te deixa desesperada pela continuação que é Emmi e Leo – A Sétima Ond@.

Dei cinco estrelas porque achei simplesmente demais, sem nada a acrescentar ou tirar. Tanto que também está na minha lista de favoritos e vai para a minha lista de compras.
O autor não só escreve muito bem, como também sabe desenvolver e contar uma história muito inteligente, e ao mesmo tempo, simples.


A Dualogia:

@mor
1. Gut Gegen Nordwind (2008) – @mor
2. Alle Sieben Wellen (2011) Emmi e Leo: A Sétima Ond@

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Se deixar seu blog/site junto com seu comentário, terei o maior prazer em retribuir a visita. ^^

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Livro de Memórias, por Renata Carvalho | Blog no ar desde 03.05.2013 | Versão 2.2 no ar desde 01.01.2014 | Topo